10 de setembro de 2017


O ADMINISTRADOR DA EPA REUNIU COM A ADIG E A ANRGN






O ADMINISTRADOR DA EPA REUNIU COM A ADIG E A ANRGN

O Presidente e outros elementos da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha -ADIG e da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré -ANRGN, reuniram com o Administrador da Empresa de Pesca de Aveiro -EPA, Sr. José Taveira da Mota, no dia 28 de Julho de 2017.

Foram expostos os seguintes assuntos:

1.     Descarga de efluentes para a Ria
2.     Cheiro intenso na Marina
3.     Fuligem nos barcos e toldos
4.     Silo de restos de peixe – gaivotas e mau cheiro

Após a nossa exposição, solicitámos a melhor compreensão e um esforço no sentido de minorar os problemas que afligem a Marina e a Gafanha da Nazaré. 

Do Senhor José Taveira da Mota recebemos o compromisso de melhorar, dentro do possível, os parâmetros das descargas aéreas e dos efluentes para a Ria.

Anexámos fotos que demonstram a quantidade de fuligem que cai sobre os barcos e seus toldos, possivelmente devido a problemas dos queimadores e à pouca altura das chaminés. Foi-nos referido pelo Sr. José Taveira que tem havido problemas com as bombas de combustível, já tendo, recentemente, sido adquiridas várias.

Quanto aos esgotos para a Marina, informou que já foi tamponado o tubo de descarga, pelo que esse problema vai desaparecer. Solicitámos o maior empenho para que continue tapado permanentemente. Fomos informados que a EPA tem uma Estação de Tratamento, mas que tem havido problemas nas marés vivas, pela invasão de água salgada e consequente destruição dos microrganismos que degradam a matéria orgânica.

Quanto ao silo de restos de peixe, formulámos a opinião de que seria ótimo que estivesse aberto apenas o tempo estritamente necessário para a descarga para camions, diminuindo os odores e não atraindo tantas gaivotas. Sabemos quão difícil é acabar, totalmente, com cheiros numa fábrica de conservas, já em funcionamento há vários anos e com 300 trabalhadoras, mas pensamos que, com algum esforço, será possível reduzir esses maus odores.

Foi opinião dos elementos da ADIG e da ANRGN que este primeiro contacto foi frutífero, sendo o começo dum caminho que, esperamos, pode levar à melhoria das condições ambientais na Marina e, consequentemente, na Gafanha da Nazaré.


Humberto Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário