30 de maio de 2016

REUNIÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO - ADIG




REUNIÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO - ADIG

Quatro elementos da ADIG reuniram com o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, para apresentarem alguns problemas que afectam as populações da Gafanha da Nazaré.
Reunião em diálogo proveitoso, que nos deixou a convicção de podermos esperar aspectos positivos para a nossa Cidade.

Apresentámos o memorando que se segue:

PETCOKEA Estação de Monitorização da Qualidade do Ar já está em funcionamento. É um bom indicador para os habitantes da Gafanha da Nazaré e das povoações a sul.
Agora é tempo de fazer avançar a Barreira Eólica e a Bacia de Contenção de Lixiviados.
                                                                                                                                                                                                                                                              
AREIAS - Quando se prevê que a zona ocupada pelo monte de areia esteja completamente livre, deixando de haver deposição das residências?

SERRADURA E PÓ DE CEREAIS -- Por vezes as casas são invadidas por quantidades enormes dum pó, que parece ser de serradura ou de pó de cereais. Seria conveniente identificar os produtos e tomar mais cuidados na sua movimentação.

CLINQUERA movimentação das cargas e descargas continua a levantar muita poeira.

DERRAME DE CARBONATO DISSÓDICO OU OUTROS PRODUTOSÉ importante haver fiscalização da cobertura dos camions.

FORTE E CASARIOQual a situação do restauro do Forte (Museu, complexo hoteleiro?) e do casario, respeitando a sua traça?

ZONA DA VALA DO OUDINOT E BARREIRA ARBÓREAAs árvores plantadas pela Câmara (mióporos) são de pequeno porte, pelo que não serão de grande utilidade para a protecção contra poeiras que se libertem do Cais Comercial. Será necessária uma Barreira Arbórea de maior porte, porventura com espécies autóctones (Choupos, salgueiros?), na separação da vala com a Gafanha.

ESTACIONAMENTO PARA PESADOSContinua a haver problemas com maus cheiros e grandes dificuldades de circulação e estacionamento no Cais dos Bacalhoeiros, sendo conveniente encontrar uma zona para estacionamento de pesados, de preferência no Largo dos Estaleiros Mónica.
              
MARINA DA GAFANHA DA NAZARÉCada vez há mais dificuldade na saída e entrada das embarcações, devido ao assoreamento. Quando haverá possibilidade de fazer uma intervenção de desassoreamento?

PRAIA DO JARDIM DE OUDINOT, NO FORTE – A Agência Europeia do Ambiente classificou-a de muito poluída, imprópria para banhos. É imperioso reverter esta situação.

Foi-nos dadas as seguintes explicações:

Petcoke – O Senhor Eng. Braga da Cruz refere que não tem outras indicações além das datas que já tinham sido indicadas na nossa comunicação com a Cimpor, expostas no artigo “A ADIG está atenta!”, link: https://www.facebook.com/groups/gafnazmt/search/?query=A%20ADIG%20est%C3%A1%20atenta

Areias – A Administração do Porto de Aveiro tem um acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente para a areia ser cedida, a fim de “engordar” as praias para sul da Barra, que deve começar a cumprir-se em Junho, com um prazo de cerca de 2 anos.

Serradura e Pó de cereais – Fomos informados que o pó de serradura é pouco provável, podendo, no entanto, ser libertado por algumas paletes. Prometeu averiguar a proveniência, a fim de evitar a sua libertação para a povoação.

Clinquer – Foi-nos referido que não tem havido movimentação deste produto, embora possa haver alguma libertação de partículas da pilha que se encontra no Cais, com ventos mais fortes. Ficou a promessa de que serão tomados cuidados quando se proceder ao manuseamento deste produto.

Derrame de Carbonato dissódico ou outros produtos – Há a indicação aos transportadores que devem ter cuidado com a cobertura das cargas. A APA continuará a estar atenta para evitar casos semelhantes.

Forte e Casario – Para dar um aspecto mais agradável a quem nos visita foi aberto um Concurso para pintura do monumento, casario e Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

Zona da Vala do Oudinot e barreira arbórea – O Senhor Director tomou nota das nossas sugestões, para ser feita uma apreciação.

Estacionamento para pesados – A zona proposta, do Largo dos Estaleiros Mónica, está a ser estudada para servir de bacia compensadora dos alagamentos nas marés vivas.

Marina da Gafanha da Nazaré – É possível ser feito um desassoreamento da ligação da Marina ao Canal dos Bacalhoeiros, ainda este ano, no final da dragagem do Porto de Pesca Costeira, pois o trabalho é feito com dragas de baldes, próprias para este tipo de limpeza.

Praia do Jardim de Oudinot, no Forte – Este equipamento não é da responsabilidade do Porto de Aveiro. No entanto esta Entidade acaba por colaborar na melhoria das águas, contaminadas por matérias fecais, pois vai proceder à rede de Saneamento do Forte da Barra, evitando descargas que podem afectar a zona.

Gafanha da Nazaré, 27 Maio 2016
Pel’A ADIG
Humberto Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário